Apresentação


As XIV Jornadas Cinema em Português são uma organização do LabCom – Comunicação e Artes, com o apoio do Departamento de Artes e da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Desde a primeira edição, em 2008, as Jornadas têm como enfoque a discussão de cinematografias de territórios onde o português é língua oficial ou dominante, procurando integrar estas obras como um exemplo das novas dinâmicas artísticas, culturais e sócio-económicas que têm marcado os anos mais recentes. Reafirmando o seu próprio histórico, a décima quarta edição das Jornadas Cinema em Português pretende analisar e debater problemáticas actuais e pertinentes para a reflexão sobre os cinemas dos diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.

Modalidades de Participação


As XIV Jornadas Cinema em Português são uma reunião científica com arbitragem cega por pares, sem qualquer taxa de inscrição. Todas as propostas submetidas serão avaliadas pelos membros da Comissão Científica. As Atas serão publicadas em acesso livre, em formato digital. O envio dos textos para as Atas é facultativo.

  • Proposta individual, para comunicações individuais até 15 minutos;
  • Proposta de Mesa Temática, para mesas com 3 comunicações até 15 minutos/cada;

Submissão


O prazo de submissão de artigos termina em 31 de Dezembro 2020.

Enviar as propostas para o endereço jornadascinemapt@gmail.com com os seguintes dados:

Proposta Individual

  • Nome do proponente principal
  • Contacto electrónico do proponente principal
  • Nome do co-autor (opcional)
  • Contacto electrónico do co-autor (opcional)
  • Título da proposta de comunicação (até 120 caracteres com espaços)
  • Resumo da proposta de comunicação (até 1.500 caracteres com espaços)
  • Referências bibliográficas (até 750 caracteres com espaços)

Proposta de Mesa Temática (deve incluir os dados das 3 propostas individuais)

  • Nome do coordenador da Mesa Temática
  • Contacto electrónico do coordenador da mesa
  • Título da Mesa Temática proposta
  • Nome do autor da proposta 1
  • Título da proposta de comunicação (até 120 caracteres com espaços)
  • Resumo da proposta de comunicação (até 1.500 caracteres com espaços)
  • Referências bibliográficas (até 750 caracteres com espaços)
  • Nome do autor da proposta 2
  • Título da proposta de comunicação (até 120 caracteres com espaços)
  • Resumo da proposta de comunicação (até 1.500 caracteres com espaços)
  • Referências bibliográficas (até 750 caracteres com espaços)
  • Nome do autor da proposta 3
  • Título da proposta de comunicação (até 120 caracteres com espaços)
  • Resumo da proposta de comunicação (até 1.500 caracteres com espaços)
  • Referências bibliográficas (até 750 caracteres com espaços)

Eixos temáticos


  • Cinema português;
  • Cinemas de países com língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste;
  • Aproximações e distâncias entre cinemas em língua portuguesas e cinemas de línguas latinas;
  • Discursos e representações da "portugalidade" e/ou "lusofonia";
  • Os cineastas: processos criativos, influências;
  • Questões de produção e co-produção;
  • Políticas de financiamento, distribuição e exibição;
  • Festivais de cinema;
  • Políticas públicas;
  • O ensino do cinema em língua portuguesa.

Programa


Clique aqui para ver a transmissão em direto do programa.


Segunda-Feira, 26 de Abril

10H - Mesa de Abertura

10H30 - Moderação: Paulo Cunha
Sofia Sampaio (ICS-IUL, Portugal) | O ‘cinema português’ à luz do arquivo de imagens em movimento
Cristina Batista Lopes (CEIS20-UC, Portugal) | A Comissão de Censura (1945-1952). Constituição, Funcionamento e Critérios
Melanie Pereira (UBI, Portugal) | A Performatividade da Memória: os vários arquivos na obra de Tânia Dinis

14H:00 - Moderação: Manuela Penafria
Mesa-temática: Personagens e mise-en-scène nos longas-metragens ficcionais de Manuel Mozos
Eduardo Tulio Baggio (UNESPAR, Brasil) | Xavier e Ramiro: personagens-título de Manuel Mozos e a mise-en-scène lisboeta
Ariane Miwa Miake (UNESPAR, Brasil) | A representação da mulher em Quando Troveja e 4 Copas de Manuel Mozos
Alexandre Rafael Garcia (UNESPAR, Brasil) | A tradição cinematográfica nos filmes ficcionais de Manuel Mozos, vista de certa maneira

15H30 - Moderação: Fabiola Notari
Mesa-temática: Conexões possíveis em torno do cinema de invenção
Lucas Murari (UFRJ, Brasil) | O cinema entre as neovanguardas e a contracultura
Leonardo Esteves (UFMT, Brasil) | Desconstrução e cinema de invenção: limites e limitações
Guiomar Ramos (UFRJ, Brasil) | Antropofagia no cinema brasileiro: procedimentos de construção fílmica

17H - Moderação: Tiago Fernandes
Mesa-temática: Cinemas Pós-coloniais e Periféricos - um olhar sobre Pedro Costa
Michelle Sales (UFRJ, Brasil) | Cem mil cigarros: uma análise estético-política do cinema de Pedro Costa
Mariana Cunha (UFPE, Brasil) | Dos gestos mínimos: superfícies, corpos exaustos e espaços de espera no cinema de Pedro Costa
Catarina Andrade (UFPE, Brasil) | Corpos desterritorializados e espaços pós- coloniais – uma discussão sobre o direito de narrar em Cavalo Dinheiro e Vitalina Varela


Terça-Feira, 27 de Abril

10H30 - Moderação: Manuela Penafria
Elianne Ivo Barroso (UFF, Brasil) | Uma leitura afetiva de Belém do Pará na fronteira entre os curtas de Jorane Castro e os crônicas de Benedito Nunes
Júlia Vilhena (UC, Portugal) | A Metamorfose dos Pássaros: gestos ensaísticos e afetivos entre palavra e imagem
Daniel Oliveira (UBI, Portugal) | Desejar, verbo (in)transitivo: A Conjugação do Desejo nos filmes O Fantasma e Um Estranho no Lago

14H - Moderação: Fernando Cabral
Marcelo Ikeda (UFC, Brasil) | Revisão crítica do “cinema da retomada”: outros olhares sobre o cinema brasileiro dos anos 1990
Nathan Costa (UBI, Portugal) | Práticas identitárias no cinema brasileiro pós-2016: pluralidade, polifonia e segmentação
Vinicius Augusto Carvalho (ESPM, Brasil) | As transições em O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau: a pontuação visível no cinema de Kleber Mendonça Filho

15H30 - Moderação: Paulo Cunha
Mesa temática: Cinemas Africanos: pesquisa e curadoria em língua portuguesa
Jusciele Oliveira (UFBA, Brasil) | Publicações sobre cinemas africanos em português
Ana Camila Esteves (UFBA, Brasil) | Curadoria de cinemas africanos no Brasil
Morgana Gama (UFBA, Brasil) | Pesquisa em cinemas africanos


17H - Moderação: Tiago Fernandes
José Bértolo (FLUL, Portugal) | Os lugares de Rino Lupo na história do cinema
Marcelo Cordeiro de Mello (UFMG, Brasil) | A pátria, a língua e o cinema : Os projetos cinematográficos nacionalistas de Fernando Pessoa
Paulo Cunha (UBI, Portugal) | O movimento cineclubista em Portugal no séc. XXI
Ricardo Vieira Lisboa (Portugal) | Uma certa tendência do cinema português contemporâneo, o documentário sobre cinema


Quarta-Feira, 28 de Abril

10H30 - Moderação: Fernando Cabral
Érica Faleiro Rodrigues (ULHT, Portugal) | Paola Porru e o jogo do som
David Novack (ULHT, Portugal) | O Design de Som Português no Cenário Global: Tendências e Desafios
Tiago Fernandes (UBI, Portugal) | Momento: um vídeo musical na obra de Manoel de Oliveira

14H - Moderação: Fabiola Notari
André Francisco (FLUL, Portugal) | A ritualidade e o confronto entre dois mundos em Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos
Rita Márcia Magalhães Furtado (UFG, Brasil) & Fabrício David de Queiroz (UFG, Brasil) | A potência transgressora da arte nos filmes Raiva e Bacurau
Monica Klemz (PPGMC-UFRJ, Brasil) | Fordlandia malaise dialoga com Andara

15H30 - Moderação: Paulo Cunha
Denise Costa Lopes (PUC-Rio, Brasil) | Joaquim: Câmera na mão, pintura, performance e instauração na crônica do passado vivo da babel dos Brasis do séc. XVIII
José Duarte (FLUL, Portugal) | Apontamentos sobre um road movie brasileiro: itinerância, paisagem e encontro
Julia Alves de Oliveira (UFV, Brasil) | (Des)colonização e identidade no cinema moçambicano (2010-2019): Uma memória em três atos e Resgate

17H - Moderação: Tiago Fernandes
Mesa temática: Apropriação no audiovisual Leandro Mendonça (UFF/UFRJ, Brasil) | Regimes de apropriação no entrecruzamento contemporâneo
Beatriz Cerbino (UFF, Brasil) | Cinema e dança: movimento em foco
Laís Lara (Proprietas/UFF, Brasil) | Exaurir o dispositivo cinematográfico. Apropriação em Cao e a dramaturgia cotidiana

18H15 - Apresentação do livro de atas das XIII Jornadas Cinema em Português

18H30 - Sessão de encerramento

Calendarização


  • 15 de Novembro de 2020 : publicação da chamada de trabalhos.
  • 31 de Dezembro 2020 : data limite de apresentação dos resumos das propostas (abstracts).
  • 31 de Janeiro 2021 : notificação de comunicações aceites.
  • 15 de Fevereiro 2021 : Divulgação do programa
  • 15 de Abril 2021 : Entrega dos textos para publicação nas Actas.
  • 26, 27 e 28 de Abril 2021 : XIV Jornadas Cinema em Português.

Comissões


Comissão Científica

  • Daniel Ribas
    (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
  • Federico Pierotti
    (Università degli Studi di Firenze, Itália)
  • Filipa Rosário
    (Universidade de Lisboa, Portugal))
  • Fran Benavente
    (Universitat Pompeu Fabra, Espanha)
  • Glòria Salvadó-Corretger
    (Universitat Pompeu Fabra, Espanha)
  • Hilary Owen
    (University of Manchester, Reino Unido)
  • Iván Villarmea Álvarez
    (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha)
  • Jorge Cruz
    (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
  • Lívia Apa
    (Università degli Studi di Napoli L'Orientale, Itália)
  • Lúcia Ramos Monteiro
    (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
  • Manuela Penafria
    (Universidade da Beira Interior, Portugal)
  • Michelle Sales
    (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
  • Paulo Cunha
    (Universidade da Beira Interior, Portugal)
  • Raquel Schefer
    (CEC/Universidade de Lisboa, Portugal & University of the Western Cape, África do Sul)
  • Sérgio Dias Branco
    (Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Tiago Baptista
    (Cinemateca Portuguesa, Portugal)
  • Tiago Fernandes
    (Universidade da Beira Interior)

Comissão Organizadora

  • Paulo Cunha
  • Manuela Penafria
  • Fernando Cabral
  • Tiago Fernandes


  • DESIGN
  • Cristina Lopes

  • WEB DEVELOPER / APOIO INFORMÁTICO
  • João Tavares

  • APOIO ADMINISTRATIVO
  • Mércia Pires

  • ORGANIZAÇÃO
  • Grupo de Investigação em Artes do LabCom – Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior
  • Departamento de Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior

Contactos

Email
pmfcunha@ubi.pt (Paulo Cunha)

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201