Ao longo da última década, o cinema português - a sua história e estética - tem sido uma preocupação central dos cursos de licenciatura e mestrado em Cinema da UBI, contribuindo para uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da prática cinematográfica entre nós.
As Jornadas de Cinema em Português, cuja primeira edição data de 2008, têm como enfoque a discussão de cinematografias de territórios onde o português é língua oficial ou dominante, procurando integrar estas obras como um exemplo das novas dinâmicas artísticas, culturais e sócio-económicas que têm marcado os anos mais recentes.
Para além da natural importância para os alunos e investigadores de Cinema da UBI, as Jornadas de Cinema em Português têm-se consolidado, nacional e internacionalmente, como um fórum privilegiado e reconhecido de debate sobre problemáticas actuais que reúnem investigadores de diversas áreas científicas.
Reafirmando o seu próprio histórico, a décima segunda edição das Jornadas de Cinema em Português pretende trazer a debate problemáticas actuais e pertinentes para a reflexão sobre os cinemas dos diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.
O prazo de submissão de artigos termina em 15 de janeiro de 2019.
Terça-feira, 7 de maio
10:00 - Abertura
Professor José Rosa (Presidente da Faculdade de Artes e Letras)
Professora Gisela Gonçalves (Presidente do Departamento de Comunicação e Artes)
Professor Paulo Serra (Coordenador Científico do Labcom.IFP)
Professor Francisco Paiva (Coordenador do Grupo de Investigação Artes e Humanidades do Labcom.IFP)
10:30 - Conferência de abertura
João Braz | Montagem às avessas
Moderação: Fernando Cabral
14:30 - Mesa temática: Autoria e imagens em movimento
Leandro Mendonça (Universidade Federal Fluminense, Brasil) | A historicidade da noção de autor
Jorge Luiz Cruz (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil) | A cobrança dos direitos autorais da música no cinema: casos recentes no Brasil
Nívea Faria de Souza (Faculdade integrada Hélio Alonso/Universidade Estácio de Sá, Brasil) | Cinema uma obra de muitas coautorias: A direção de arte e a busca pelo reconhecimento autoral
Beatriz Cerbino (Universidade Federal Fluminense, Brasil) | Videodança e autoria: notas para uma discussão
Moderação: Paulo Cunha
16:30 - Mesa temática: Propriedades e conflitos nos cinemas lusos
Monica Piccolo Almeida Chaves (Universidade Estadual do Maranhão, Brasil) | “A Terra a Quem a Trabalha”: a luta pela reforma agrária na região do Alentejo no documentário A Lei da Terra, 1977
Leonardo Leal Chaves (Universidade de Coimbra, Portugal) | Entre telas, terra e céu: os impactos da instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) sobre as comunidades quilombolas de Alcântara, Maranhão
Alan Dutra Cardoso (Universidade Federal Fluminense, Brasil) | Propriedades e memórias em zona de fronteira: uma análise histórica a partir do documentário Terras
Márcia Motta (Universidade Federal Fluminense, Brasil) | Propriedades e patrimônio na obra de Mendonça Filho:Aquarius
Moderação: Leandro Mendonça
Quarta-feira, 8 de maio
10:30
Ana Isabel Soares (CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação /Universidade do Algarve, Portugal) | O tempo em Margarida Gil
Pedro Camacho Costa (Universidade de Lisboa, Portugal) | João César Monteiro ou o Moderno Prometeu: considerações sobre o sagrado, o cinema e a figura do monstro
Laís Lara (Universidade Federal Fluminense, Brasil) | O jogo de Masagão: a autoria e o gesto de criação
Moderação: Manuela Penafria
14:30
André Rui Graça (Universidade de Coimbra, Portugal) | O Cinema Português Ultraperiférico
Carla Regina Vasconcelos Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil) | Cinema na Zona Oeste do Rio de Janeiro: Entre redes e além das singularidades
Jaime Lourenço (CIES/ISCTE-IUL, Portugal) & Maria João Centeno (ESCS-IPL/ICNOVA, Portugal) | Imprensa sobre Cinema em Portugal: Das Origens à Actualidade
Rodrigo Cássio Oliveira (Universidade Federal de Goiás, Brasil & Universitá di Pisa, Itália) | Oralidade e performance dos atores em Auto da Compadecida de Guel Arraes
Moderação: Ana Isabel Albuquerque
16:30
Eduarda Kuhnert (Rede Proprietas, Brasil) | O socorro dos olhares em Natureza Morta
Rafael Valles (Universidade Federal de Pelotas, Brasil) | Maioria Absoluta (Hirszman, 1964) e a construção das fraturas identitárias no Brasil
Moderação: Paulo Dias
17:30 - Sessão de Cinema
In Memoriam José Luís Carvalhosa
Quinta-feira, 9 de maio
09:30
Fábio Costa (Universidade da Beira Interior, Portugal) | A industrialização do Cinema Pernambucano - Um novo ciclo
Rayman Aluy Virmond Juk (Universidade da Beira Interior, Portugal) | Construção e representação da paisagem fílmica e geográfica no Novo Cinema Galego
Manuela Penafria (Universidade da Beira Interior, Portugal) | Encontros da Malaposta, 12 anos de festival: as exibições e a recepção crítica dos documentários portugueses
Moderação: Nívea Faria de Souza
11:30 - Conferência de encerramento
Pedro Plaza Pinto (Universidade Federal do Paraná, Brasil) | "Não quero falar sobre isso agora": crise e transição do cinema e da sociedade brasileira
Moderação: Tiago Fernandes
12:30 - Encerramento
Email
pmfcunha@ubi.pt (Paulo Cunha)
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal
Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201